Maria Stela Marques
Ochiucci (STELA)
Analisando os questionários apresentados, pude perceber
que os objetivos da análise de necessidades são variados em cada um deles.
Observei que a organização das perguntas seguem estruturas diferentes, em
alguns deles há questões abertas e fechadas, outros tem apenas questões abertas
e somente um contém questões de múltipla escolha como único tipo.
Na introdução, 2 questionários pedem dados pessoais e os outros 4
iniciam diretamente com as questões.
Os informantes dos questionários analisados são garçons (3
questionários), aprendizes de inglês para leitura (1 questionário),
secretárias (1 questionário) e homens de
negócios (1 questionário).
Considero que os dados pessoais elencados em dois questionários não
serão úteis para o levantamento das necessidades dos aprendizes, por serem
questões unicamente voltadas para a vivência pessoal do aprendiz.
Por outro lado, as questões voltadas para a experiência profissional
podem encaminhar o pesquisador ao reconhecimento das reais necessidades de uso
do inglês no ambiente profissional do aprendiz. Pude perceber 3 tipos de needs:
PSA (present situation analysis), TSA (target situation analysis) e
LSA(learning situation analysis). O primeiro, voltado para o contexto
socio-cultural do aprendiz, o segundo ligado ao ambiente profissional e o
último focando para as próprias vivências de aprendizado já vividas pelo
informante.
Quanto às informações que considero úteis para os objetivos propostos,
penso que toda informação que leve o pesquisador a desenhar um curso atendendo
às reais necessidades do aprendiz, buscando seus interesses e necessidades de
uso da língua, é uma informação de fato objetiva e bem definida. Eu poderia
citar como exemplo, os itens 7, 10, 11, 12 e 15 do questionário elaborado para
o curso de Inglês Instrumental do CEPRIL, que considero um instrumento que pode
realmente auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado, pois toma
como base os hábitos de leitura do informante, suas representações do que seja
leitura e suas expectativas quanto ao curso. Tais idéias eu poderia utilizar no
meu trabalho.
oi Stela,
ResponderExcluirque bom que você também fez comentários! Achei ótimo que seguiu o que foi pedido.