sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sobre os questionários



O Questionário (p. 1-3) tem por objetivo analisar necessidades de garçons para que se possa fazer um programa de um curso de inglês o mais próximo da realidade deles. Os garçons são os informantes. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, dividido em três partes: dados pessoais, emprego e informações adicionais. Identifiquei as seguintes “needs” PSA (lacks), TSA (necessities) e LSA (wants), com predomínio da PSA e LSA. Os dados poderão identificar estratégias de aprendizagem e expectativas dos alunos, já que a maior parte das questões envolvem LSA.

O Questionário (p. 4-5), Inglês Instrumental – CEPRIL – PUC-SP é composto de questões fechadas e abertas; nas questões fechadas, o informante assinala e/ou gradua conforme instruções do enunciado. Insere-se em EAP, os informantes são acadêmicos. Observei a presença de “needs” PSA e LSA no questionário que foi bem elaborado e possibilitará reunir dados para delinear um bom curso.

Os Anexo 1 e 2 – Questionários (p.6-8), foram utilizados dois questionários com questões fechadas e abertas. O primeiro “Dados demográficos e tarefas realizadas pelos garçons” e o segundo “Levantamento de necessidades dos garçons”. O enunciado situa o assunto sem apresentar o objetivo da análise de necessidades. No primeiro questionário fechado, foi utilizado “needs” do PSA e TSA e no segundo, aberto,  LSA. Observei que as questões TSA serão insuficientes para obter dados relevantes sobre “necessities” dos garçons.

No Questionário (p. 9), o enunciado do questionário é sobre necessidades para secretárias e o objetivo é levantar dados para a montagem de um curso de inglês para o curso de Secretário Executivo Bilingue. O questionário é composto de 4 questões abertas; as três primeiras questões a intenção é “needs” do TSA e a quarta questão subdividida em quatro itens cujas questões buscam “needs” do PSA. A análise de necessidades visa levantar dados sobre habilidades linguísticas de secretárias por meio do PSA e situar que situações, com quem e onde as secretárias utilizam inglês por meio do TSA. Das respostas das secretárias, será montado um curso de inglês. Entretanto, as questões são abertas e, os dados fornecidos poderão ser insuficientes para alcançar o objetivo. Uma sugestão seria inserir questões de múltiplas escolhas e de assinalar alternativas apropriadas, outras questões poderiam ser de graduar uma determinada habilidade linguística, por exemplo: nada, pouco, muito OU sim, parcialmente, não. Espera-se que as secretárias respondam a todas as perguntas.

Apêndice A: Survey questionnaire (p. 12-13), constitui-se em 5 questões fechadas. A primeira e a segunda questões “needs” da TSA, a terceira e a quarta questões o LSA e a quinta questão PSA. O enunciado situa o questionário, na tradução, desenvolvido para uma pesquisa. Os informantes (p.11) são da área de negócios. É composto por questões fechadas e os informantes deverão assinalar as alternativas conforme as instruções de cada enunciado. O questiónario abrange as “needs” PSA, TSA e LSA.

Para o meu trabalho, utilizarei questionário aberto e fechado para reunir dados, por considerar que esta combinação poderá fornecer dados suficientes para a análise e interpretação. Também utilizarei  questões de múltiplas escolhas e de assinalar alternativas apropriadas, outras questões serão de graduar um determinado assunto, por exemplo: nada, pouco, muito OU sim, parcialmente, não. Considero os questionários da página 4 e páginas 11-13 relevantes para um design de curso de línguas para fins específicos.

Marli Cichelero

Um comentário:

  1. Oi Marli,
    gostei de ver seu comentário e mais ainda ver que você se preocupou em cumprir a tarefa que acordamos em sala de aula. Parabéns! Rosinda

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