Questionário
1 Riyadh Weyersbach-
Inglês
instrumental para garçons
Objetivos
da análise de necessidades: obter informações a respeito dos garçons
para fazer o programa de curso de inglês mais próximo possível da sua
necessidade.
Informantes: garçons
Tipos
de instrumento: layout/enunciado: perguntas simples, objetivas, linguagem
simples.
Questões
levantadas: que tipos de needs: dados
pessoais, emprego, dados sobre o restaurante, informações adicionais.
Que
informações serão úteis para os objetivos propostos: escolaridade,
descrição das tarefas e do local de trabalho, aplicabilidade, necessidade e
significado/sentido do entrevistado.
O
instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Não
necessariamente. Um programa, a meu ver, é mais amplo. É possível traçar um
panorama geral do profissional não só em relação aos seus afazeres do dia a
dia, mas também sobre o que ele pensa em relação à si mesmo enquanto aprendiz
de língua inglesa. Penso que seja necessário aprofundar mais algumas tarefas.
Há
ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais? O
tipo de classificação usado nas perguntas 14 a 26.
Questionário
2: Rosinda Ramos-
Inglês
instrumental CEPRIL- PUCSP
Objetivos
da análise de necessidades: avaliar o motivo e as expectativas do aluno
em relação ao CEPRIL PUCSP, o conhecimento /interesse /tarefas/ necessidade do
aluno garçom.
Informantes:
garçons
Tipos
de instrumento: layout/enunciado: questionário; anexo 1*; anexo 2** Misto, com perguntas de múltipla escolha e
perguntas, anexo 1 só múltipla escolha e 2 só perguntas. Lay out ok, enunciado
das questões claro.
Questões
levantadas: que tipos de needs: conhecimento
da língua, nível de leitura/entendimento de texto/trabalho em sala de aula. *
dados demográficos e tarefas realizadas pelo garçom. **Levantamento de
necessidades dos garçons.
Que
informações serão úteis para os objetivos propostos: nível de
conhecimento de língua inglesa, dados demográficos e tarefas realizadas,
treinamentos oferecidos, conteúdo de um curso de aperfeiçoamento, relação com os
clientes, motivo da fidelização dos clientes, o uso da linguagem para
atendimento, aplicabilidade do conhecimento adquirido com base na necessidade
do profissional/aluno.
O
instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Sim, uma vez que os dados propiciam um
panorama mais amplo e mais completo do profissional/ aluno. Tem-se o
conhecimento da língua inglesa, passando para os dados demográficos e tarefas
realizadas e experiência do profissional, terminando com um levantamento das
necessidades dos garçons. Melhor dividido e mais aprofundado.
Há
ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais?
Os anexos. Desta forma, posso
aprofundar o tema. Penso que na hora de tabular os dados, esta disposição das
perguntas facilite. Não sei como se deu a aplicação destes questionários,
simultaneamente ou em momentos diferentes. Mas um número maior de questionários
com um número menor de perguntas e, ao mesmo tempo, mais informações é mais
viável e produtivo.
Questionário 3: Sergio
Ifa –
Questionário de
necessidades para secretárias.
Objetivo
da análise de necessidades: levantar dados para a montagem de um curso em
inglês para o curso de Secretariado Executivo Bilíngue.
Informantes:
secretárias.
Tipos
de instrumento: layout/enunciado: Questões vagas. O enunciado pouco
desenvolvido.
Questões
levantadas: que tipos de needs: leitura,
escrita, audição, fala
Que
informações serão úteis para os objetivos propostos: as
tarefas descritas na pergunta 4.
O
instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Não necessariamente. Não há um levantamento prévio do
conhecimento do profissional/aluno
Há
ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais? A questão 4,
ao mesmo tempo que é ampla, também deixa o respondente a vontade para refletir
e pontuar seus afazeres.
Questionário 4: Sonja
Vandermmeeren
Objetivos da
análise de necessidades: avaliar o uso da língua alemã ao invés da
língua inglesa por representantes de
companhias estrangeiras .
Informantes:
executivos
Tipos de
instrumento: layout/enunciado: Questões fechadas, enunciados mais
desenvolvidos.
Questões
levantadas: que tipos de needs: fala,
escrita, entendimento, leitura.
Que
informações serão úteis para os objetivos propostos: conhecimento
da cultura alemã, avaliação de erros no uso da língua alemã por representantes
estrangeiros, avaliação de comportamento, interpretação de afirmações.
O
instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Não
necessariamente. Parece-me mais um análise de mercado do que de conhecimento de
língua. É como se o conhecimento de alemão fosse pré-requisito, cabendo apenas
avaliar se deve ser usado ao invés da língua inglesa pelos parceiros
estrangeiros ou não. Não se trata de conhecimento de língua, mas de adequação,
“imposição cultural” de mercado.
Há
ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais? Perguntas em
relação ao conhecimento da cultura da empresa e de mundo. Questões pertinentes
a leitura, conhecimentos gerais.
oi Cleusa,
ResponderExcluirBons comentários e melhor ainda foi você ter cumprido com o que combinamos na sala de aula. Parabéns! Rosinda