segunda-feira, 6 de maio de 2013

Análise de Instrumentos

Elaborado por: Cleusa Lopes

Questionário 1 Riyadh Weyersbach-
Inglês instrumental para garçons
             
Objetivos da análise de necessidades: obter informações a respeito dos garçons para fazer o programa de curso de inglês mais próximo possível da sua necessidade.

Informantes: garçons

Tipos de instrumento: layout/enunciado: perguntas simples, objetivas, linguagem simples.
                       
Questões levantadas: que tipos de needs: dados pessoais, emprego, dados sobre o restaurante, informações adicionais.

Que informações serão úteis para os objetivos propostos: escolaridade, descrição das tarefas e do local de trabalho, aplicabilidade, necessidade e significado/sentido do entrevistado.

O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Não necessariamente. Um programa, a meu ver, é mais amplo. É possível traçar um panorama geral do profissional não só em relação aos seus afazeres do dia a dia, mas também sobre o que ele pensa em relação à si mesmo enquanto aprendiz de língua inglesa. Penso que seja necessário aprofundar mais algumas tarefas.

Há ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais? O tipo de classificação usado nas perguntas 14 a 26.


Questionário 2: Rosinda Ramos-
Inglês instrumental CEPRIL- PUCSP

Objetivos da análise de necessidades: avaliar o motivo e as expectativas do aluno em relação ao CEPRIL PUCSP, o conhecimento /interesse /tarefas/ necessidade do aluno garçom.

Informantes: garçons

Tipos de instrumento: layout/enunciado: questionário; anexo 1*; anexo 2** Misto, com perguntas de múltipla escolha e perguntas, anexo 1 só múltipla escolha e 2 só perguntas. Lay out ok, enunciado das questões claro.

Questões levantadas: que tipos de needs: conhecimento da língua, nível de leitura/entendimento de texto/trabalho em sala de aula. * dados demográficos e tarefas realizadas pelo garçom. **Levantamento de necessidades dos garçons.

Que informações serão úteis para os objetivos propostos: nível de conhecimento de língua inglesa, dados demográficos e tarefas realizadas, treinamentos oferecidos, conteúdo de um curso de aperfeiçoamento, relação com os clientes, motivo da fidelização dos clientes, o uso da linguagem para atendimento, aplicabilidade do conhecimento adquirido com base na necessidade do profissional/aluno.

O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Sim, uma vez que os dados propiciam um panorama mais amplo e mais completo do profissional/ aluno. Tem-se o conhecimento da língua inglesa, passando para os dados demográficos e tarefas realizadas e experiência do profissional, terminando com um levantamento das necessidades dos garçons. Melhor dividido e mais aprofundado.

Há ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais?
Os anexos. Desta forma, posso aprofundar o tema. Penso que na hora de tabular os dados, esta disposição das perguntas facilite. Não sei como se deu a aplicação destes questionários, simultaneamente ou em momentos diferentes. Mas um número maior de questionários com um número menor de perguntas e, ao mesmo tempo, mais informações é mais viável e produtivo.


Questionário 3: Sergio Ifa –
Questionário de necessidades para secretárias.

Objetivo da análise de necessidades: levantar dados para a montagem de um curso em inglês para o curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

Informantes: secretárias.

Tipos de instrumento: layout/enunciado: Questões vagas. O enunciado pouco desenvolvido.

Questões levantadas: que tipos de needs: leitura, escrita, audição, fala

Que informações serão úteis para os objetivos propostos: as tarefas  descritas na pergunta 4.

O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Não necessariamente. Não há um levantamento prévio do conhecimento do profissional/aluno

Há ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais? A questão 4, ao mesmo tempo que é ampla, também deixa o respondente a vontade para refletir e pontuar seus afazeres. 



Questionário 4: Sonja Vandermmeeren

Objetivos da análise de necessidades: avaliar o uso da língua alemã ao invés da língua inglesa por  representantes de companhias estrangeiras .

Informantes: executivos

Tipos de instrumento: layout/enunciado: Questões fechadas, enunciados mais desenvolvidos.                         

Questões levantadas: que tipos de needs: fala, escrita, entendimento, leitura.

Que informações serão úteis para os objetivos propostos: conhecimento da cultura alemã, avaliação de erros no uso da língua alemã por representantes estrangeiros, avaliação de comportamento, interpretação de afirmações.


O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado: Não necessariamente. Parece-me mais um análise de mercado do que de conhecimento de língua. É como se o conhecimento de alemão fosse pré-requisito, cabendo apenas avaliar se deve ser usado ao invés da língua inglesa pelos parceiros estrangeiros ou não. Não se trata de conhecimento de língua, mas de adequação, “imposição cultural” de mercado.

Há ideias que você poderia utilizar par o seu trabalho? Quais? Perguntas em relação ao conhecimento da cultura da empresa e de mundo. Questões pertinentes a leitura, conhecimentos gerais.

Um comentário:

  1. oi Cleusa,
    Bons comentários e melhor ainda foi você ter cumprido com o que combinamos na sala de aula. Parabéns! Rosinda

    ResponderExcluir