quarta-feira, 8 de maio de 2013

Avaliação de questionários


Elaborado por: Simone T. M. Ramos

Questionário 1 -

1. Objetivo da análise de necessidade: compreender mais sobre o perfil do garçom para
elaborar um curso com base nas necessidades. O objetivo deste questionário é o de obtermos informações a seu

respeito para que possamos fazer o programa de um curso de inglês o mais próximo possível da sua necessidade. Agradecemos a
sua colaboração!

2. Informantes: garçons de diversos restaurantes, com escolaridades mínima de 1o grau e
máxima de curso técnico.

3. Tipos de instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, layout inteligível,
de fácil compreensão para o informante. Em relação às perguntas são utilizadas estratégias
dedutivas e indutivas, a perguntas abertas são dedutivas e as fechadas indutivas.

4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü a TSA ( target situation analysis) aparece quando o pesquisador procura compreender
os motivos que levariam os garçons a utilizar inglês no âmbito do trabalho;
ü an LSA (learning situation analysis) aparece quando o pesquisador procura
compreender o tipo de necessidade em aprender inglês, focando nas habilidades
necessárias para o trabalho;
ü a PSA (present situation analysis) aparece quando o pesquisador procura compreender
as dificuldades que o entrevistado possui em relação à língua.

5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Todas as informações são
úteis, pois a pesquisadora parte do conhecimento de mundo dos pesquisados, procurando
compreender detalhes sobre escolaridade, experiência profissional, necessidade do uso da
língua no âmbito de trabalho, principais dificuldades que os participantes possuem em relação
ao uso da língua. De uma forma estruturada, a pesquisadora procura compreender NEEDS,
LACKS AND WANTS.

6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado? Sim,
devido às informações mencionadas na questão 5

7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, vou utilizar várias ideias, não somente
no meu trabalho de doutorado, mas no projeto de inglês do Centro Paula Souza.


Questionário 2 - A estrutura do questionário 2 é muito parecida com o questionário 1

1. Objetivo da análise de necessidade: compreender as necessidades de aluno que estão
fazendo o curso de inglês instrumental da PUC.

2. Informantes: alunos diversos que estão frequentando o curso de leitura.

3. Tipos de instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, layout inteligível,
de fácil compreensão para o informante. Em relação às perguntas são utilizadas estratégias
dedutivas e indutivas, a perguntas abertas são dedutivas e as fechadas indutivas.

4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü a TSA ( target situation analysis) aparece quando o pesquisador procura compreender
os motivos que levam os alunos a fazer o curso;
ü an LSA (learning situation analysis) aparece quando o pesquisador procura
compreender o tipo de necessidade de leitura que o aluno tem, focando no gêneros
textuais;
ü a PSA (present situation analysis) aparece quando o pesquisador procura compreender
as dificuldades que o aluno possui em relação à leitura e à estrutura do texto.

5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Todas as informações são
úteis, pois a pesquisadora parte do conhecimento de mundo dos pesquisados, procurando
compreender detalhes sobre escolaridade, experiência profissional, necessidade do uso da
língua no âmbito de trabalho, principais dificuldades que os participantes possuem em relação
ao uso da língua. De uma forma estruturada, a pesquisadora procura compreender NEEDS,
LACKS AND WANTS.

6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado? Sim,
devido às informações mencionadas na questão 5

7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, vou utilizar várias ideias, não somente
no meu trabalho de doutorado, mas no projeto de inglês do Centro Paula Souza.

Questionário 3 -

1. Objetivo da análise de necessidade: compreender dados demográficos tarefas dos garçons.
Não entendi o motivo de um questionário como este. Me parece uma avaliação de tarefas
rotineiras e não uma análise de necessidade

2. Informantes: garçons de um determinado restaurante.

3. Tipos de instrumentos: questionários com perguntas fechadas, layout inteligível, sem
objetivo explícitos. Os dados dos participantes ficam ocultos, motivo pelo qual ressalto que o
foco é mais avaliativo do que análise de necessidades.

4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:

ü o foco é a PSA (present situation analysis) que aparece quando o pesquisador procura
compreender as dificuldades que o garçon possui e as dificuldades que o ambiente de
trabalho apresenta.

5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Não sei classificar, pois o
objetivo não condiz com o questionário.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado? Este
instrumento não para elaboração de curso e sim para avaliar o ambiente de trabalho.

7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, agora sei o que não se deve fazer
num questionário de análise de necessidade. Não podemos confundir análise com análise de
necessidade.

Questionário 4 -

1. Objetivo da análise de necessidade: oferecer um curso para garçons. Eu deduzi o objetivo,
pois ele não está explícito.

2. Informantes: garçons de diversos restaurantes.

3. Tipos de instrumentos: questionário com perguntas abertas, totalmente dedutivas.
Questiono se o público envolvido tem condições de descrever as necessidades de um curso.
Portanto, perguntas fechadas, com perguntas mais indutivas são essenciais para design de um
curso.

4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü an LSA (learning situation analysis) aparece quando o pesquisador procura
compreender o tipo curso que deve ser oferecido, pedindo que o entrevistado faça
uma descrição do syllabus.

5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? As perguntas são úteis para
compreender os NEEDS, mas as respostas certamente não o serão. Faltam perguntas que
referendam LACKS, WANTS, CONTEXTO ATUAL, TAREFAS, etc.

6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado? Não, ele
pode ser muito enganoso, pois o pesquisador está contanto com a expertise do entrevistado,
como se ele fosse um conhecedor do assunto: design de curso para garçons.

7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Não.

Questionário 5 -

1. Objetivo da análise de necessidade: fazer design para curso de Secretariado Executivo
Bilingue.

2. Informantes: secretárias executivas bilingues.

3. Tipos de instrumentos: questionário com perguntas abertas, totalmente dedutivas.
Questiono se o público envolvido tem condições de descrever as necessidades de um curso.
Portanto, perguntas fechadas, com perguntas mais indutivas são essenciais para design de um

curso. Layout ruim com perguntas confusas.

4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü Há um pouco de TSA ( target situation analysis) quando o pesquisador procura
compreender os motivos que levariam as secretarias a fazer um curso de inglês;
ü Ha um pouco de LSA (learning situation analysis) quando o pesquisador procura
compreender o tipo de necessidade de uso da língua.

5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Não, pois o pesquisador terá
uma vaga noção de algumas da NEEDS, quase nada de LACKS e nada de WANTS.

6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado? Não, ele
pode ser muito enganoso, pois o pesquisador está contanto somente com a experiência da
secretária em relação à necessidade do inglês na profissão, mas não em relação à necessidade
associada aos desejos e lacunas, contexto, tarefas, etc.

7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Não.

Questionário 6

1. Objetivo da análise de necessidade: a importância do Alemão em detrimento do Inglês
em empresas estrangeiras - foco em tarefas. O foco não é curso, mas sim o uso da língua e
comportamento empresarial.

2. Informantes: pessoas que trabalham em empresas.

3. Tipos de instrumentos: perguntas do tipo múltipla escolha com base em opinião. Achei
layout confuso, tive dificuldade para ler.

4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü a TSA ( target situation analysis) aparece quando o pesquisador procura compreender
o uso do Alemão em detrimento do Inglês;
ü a PSA (present situation analysis) aparece quando o pesquisador procura como ocorre
a comunicação nas duas línguas.

5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Acredito que sim, pois o
objetivo está no uso das línguas Alemão e Inglês em atividades rotineiras.

6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem delineado? Sim,
devido às informações mencionadas na questão 5

7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, gostei da ideia de fazer perguntas
com possibilidades de respostas em termos avaliativos. Há um meio termo e não somente
sim ou não. Todavia, este tipo de questão pode ser complicada devido a falta de precisão das
respostas. Os entrevistados podem ficar "em cima do muro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário