Elaborado por: Simone T. M. Ramos
Questionário 1 -
1. Objetivo da análise de necessidade: compreender mais sobre o perfil
do garçom para
elaborar um curso com base nas necessidades. O objetivo deste
questionário é o de obtermos informações a seu
respeito para que possamos fazer o programa de um curso de inglês o
mais próximo possível da sua necessidade. Agradecemos a
sua colaboração!
2. Informantes: garçons de diversos restaurantes, com escolaridades
mínima de 1o grau e
máxima de curso técnico.
3. Tipos de instrumentos: questionários com perguntas abertas e
fechadas, layout inteligível,
de fácil compreensão para o informante. Em relação às perguntas são
utilizadas estratégias
dedutivas e indutivas, a perguntas abertas são dedutivas e as fechadas
indutivas.
4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü a TSA ( target situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura compreender
os motivos que levariam os garçons a utilizar inglês no âmbito do
trabalho;
ü an LSA (learning situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura
compreender o tipo de necessidade em aprender inglês, focando nas
habilidades
necessárias para o trabalho;
ü a PSA (present situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura compreender
as dificuldades que o entrevistado possui em relação à língua.
5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Todas as
informações são
úteis, pois a pesquisadora parte do conhecimento de mundo dos
pesquisados, procurando
compreender detalhes sobre escolaridade, experiência profissional,
necessidade do uso da
língua no âmbito de trabalho, principais dificuldades que os
participantes possuem em relação
ao uso da língua. De uma forma estruturada, a pesquisadora procura
compreender NEEDS,
LACKS AND WANTS.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem
delineado? Sim,
devido às informações mencionadas na questão 5
7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, vou utilizar
várias ideias, não somente
no meu trabalho de doutorado, mas no projeto de inglês do Centro Paula
Souza.
Questionário 2 - A estrutura do questionário 2 é muito parecida com o
questionário 1
1. Objetivo da análise de necessidade: compreender as necessidades de
aluno que estão
fazendo o curso de inglês instrumental da PUC.
2. Informantes: alunos diversos que estão frequentando o curso de
leitura.
3. Tipos de instrumentos: questionários com perguntas abertas e
fechadas, layout inteligível,
de fácil compreensão para o informante. Em relação às perguntas são
utilizadas estratégias
dedutivas e indutivas, a perguntas abertas são dedutivas e as fechadas
indutivas.
4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü a TSA ( target situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura compreender
os motivos que levam os alunos a fazer o curso;
ü an LSA (learning situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura
compreender o tipo de necessidade de leitura que o aluno tem, focando
no gêneros
textuais;
ü a PSA (present situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura compreender
as dificuldades que o aluno possui em relação à leitura e à estrutura
do texto.
5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Todas as
informações são
úteis, pois a pesquisadora parte do conhecimento de mundo dos
pesquisados, procurando
compreender detalhes sobre escolaridade, experiência profissional,
necessidade do uso da
língua no âmbito de trabalho, principais dificuldades que os
participantes possuem em relação
ao uso da língua. De uma forma estruturada, a pesquisadora procura
compreender NEEDS,
LACKS AND WANTS.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem
delineado? Sim,
devido às informações mencionadas na questão 5
7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, vou utilizar
várias ideias, não somente
no meu trabalho de doutorado, mas no projeto de inglês do Centro Paula
Souza.
Questionário 3 -
1. Objetivo da análise de necessidade: compreender dados demográficos
tarefas dos garçons.
Não entendi o motivo de um questionário como este. Me parece uma
avaliação de tarefas
rotineiras e não uma análise de necessidade
2. Informantes: garçons de um determinado restaurante.
3. Tipos de instrumentos: questionários com perguntas fechadas, layout
inteligível, sem
objetivo explícitos. Os dados dos participantes ficam ocultos, motivo
pelo qual ressalto que o
foco é mais avaliativo do que análise de necessidades.
4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü o foco é a PSA (present situation analysis) que aparece quando o
pesquisador procura
compreender as dificuldades que o garçon possui e as dificuldades que o
ambiente de
trabalho apresenta.
5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Não sei
classificar, pois o
objetivo não condiz com o questionário.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem
delineado? Este
instrumento não para elaboração de curso e sim para avaliar o ambiente
de trabalho.
7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, agora sei o que
não se deve fazer
num questionário de análise de necessidade. Não podemos confundir
análise com análise de
necessidade.
Questionário 4 -
1. Objetivo da análise de necessidade: oferecer um curso para garçons.
Eu deduzi o objetivo,
pois ele não está explícito.
2. Informantes: garçons de diversos restaurantes.
3. Tipos de instrumentos: questionário com perguntas abertas, totalmente
dedutivas.
Questiono se o público envolvido tem condições de descrever as
necessidades de um curso.
Portanto, perguntas fechadas, com perguntas mais indutivas são
essenciais para design de um
curso.
4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü an LSA (learning situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura
compreender o tipo curso que deve ser oferecido, pedindo que o
entrevistado faça
uma descrição do syllabus.
5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? As perguntas
são úteis para
compreender os NEEDS, mas as respostas certamente não o serão. Faltam
perguntas que
referendam LACKS, WANTS, CONTEXTO ATUAL, TAREFAS, etc.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem
delineado? Não, ele
pode ser muito enganoso, pois o pesquisador está contanto com a
expertise do entrevistado,
como se ele fosse um conhecedor do assunto: design de curso para
garçons.
7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Não.
Questionário 5 -
1. Objetivo da análise de necessidade: fazer design para curso de
Secretariado Executivo
Bilingue.
2. Informantes: secretárias executivas bilingues.
3. Tipos de instrumentos: questionário com perguntas abertas,
totalmente dedutivas.
Questiono se o público envolvido tem condições de descrever as
necessidades de um curso.
Portanto, perguntas fechadas, com perguntas mais indutivas são
essenciais para design de um
curso. Layout ruim com perguntas confusas.
4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü Há um pouco de TSA ( target situation analysis) quando o pesquisador
procura
compreender os motivos que levariam as secretarias a fazer um curso de
inglês;
ü Ha um pouco de LSA (learning situation analysis) quando o pesquisador
procura
compreender o tipo de necessidade de uso da língua.
5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Não, pois o
pesquisador terá
uma vaga noção de algumas da NEEDS, quase nada de LACKS e nada de
WANTS.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem
delineado? Não, ele
pode ser muito enganoso, pois o pesquisador está contanto somente com a
experiência da
secretária em relação à necessidade do inglês na profissão, mas não em
relação à necessidade
associada aos desejos e lacunas, contexto, tarefas, etc.
7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Não.
Questionário 6
1. Objetivo da análise de necessidade: a importância do Alemão em
detrimento do Inglês
em empresas estrangeiras - foco em tarefas. O foco não é curso, mas sim
o uso da língua e
comportamento empresarial.
2. Informantes: pessoas que trabalham em empresas.
3. Tipos de instrumentos: perguntas do tipo múltipla escolha com base
em opinião. Achei
layout confuso, tive dificuldade para ler.
4. Questões levantadas: que tipo de needs aparecem:
ü a TSA ( target situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura compreender
o uso do Alemão em detrimento do Inglês;
ü a PSA (present situation analysis) aparece quando o pesquisador
procura como ocorre
a comunicação nas duas línguas.
5. Que informações serão uteis para os objetivos propostos? Acredito
que sim, pois o
objetivo está no uso das línguas Alemão e Inglês em atividades
rotineiras.
6. O instrumento pode auxiliar o pesquisador a elaborar um curso bem
delineado? Sim,
devido às informações mencionadas na questão 5
7. Há ideias que vc poderá usar em seu trabalho? Sim, gostei da ideia
de fazer perguntas
com possibilidades de respostas em termos avaliativos. Há um meio termo
e não somente
sim ou não. Todavia, este tipo de questão pode ser complicada devido a
falta de precisão das
respostas. Os entrevistados podem ficar "em cima do muro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário