A presente resenha tem por
objetivo sintetizar os principais pontos do segundo capítulo do livro Developments in English for Specific
Purposes. A multidisciplinary approach, de Tony Dudley-Evans & Maggie Jo St . John.
O referido capítulo, que tem por
título A historical perspective on ESP,
é estruturado da seguinte
2.1 – Objetivos: nesse primeiro momento, os autores traçam os
objetivos do capítulo, propondo percorrer o seguinte trajeto:
1) Traçar o perfil de
relacionamento do ESP com a Linguística
Aplicada e com o Ensino de Línguas, percorrendo o que os autores
chamam de “tendências” do ESP, para
pontuar em que medida foi
se estabelecendo um balanço entre teoria e prática no ESP, ao longo de seu desenvolvimento;
se estabelecendo um balanço entre teoria e prática no ESP, ao longo de seu desenvolvimento;
2) Pontuar a relação teoria e
prática no processo de produção dos materiais didáticos na área dentro das
várias tendências, indicando o amadurecimento da área desde a década de 1980
até os dias de hoje;
3) mostrar como o ESP tem sido influenciado pelos avanços
da educação, dos negócios e da tecnologia computacional.
2.2 – O equilíbrio entre pesquisa e prática: os autores situam o ESP em relação à Linguística Aplicada e
ao Ensino de Línguas, afirmando que a disciplina é influenciada por essas áreas
da mesma forma que exerce influência sobre elas. Para corroborar essa
afirmação, traçam um perfil histórico do ESP
intencionando mostrar como a disciplina se estabeleceu de fato e como
dialogou/dialoga com as teorias para desenvolver suas práticas.
Os autores indicam que o balanço
entre teoria e prática em ESP pode
ser facilmente compreendido no livro de Swales, intitulado Epidoses in ESP, de 1988, e, desta parte em diante, tomam como
referência a supracitada obra para fazer um mapeamento das tendências em ESP, focando especialmente em como é
estabelecida a relação teoria e prática na produção dos materiais didáticos.
2.3 – Tendências em Inglês para Fins Acadêmicos
Para mapear as tendências em
Inglês para Fins Acadêmicos, os autores citam os principais materiais
produzidos ao longo dos anos, buscando mostrar como a prática de produção desses
livros tiveram um fundamento na teoria.
Na área de Inglês para Fins
Acadêmicos, observou-se que a produção de materiais ancorou-se em teorias como Análise de
Registro, Análise do Discurso e da Retórica, Análise das Habilidades
e Necessidades
de Aprendizagem.
Década de 1960
2.3.1 Análise de Registro
O primeiro livro didático
significativo na área de ESP, intitulado
The Structure of Technical EnglishI (1965), de A. J. Herbert, foi produzido
com base em uma análise
linguística de vocabulário semi-técnico. Embora tenha examinado a
linguagem de registros específicos, não deu conta de explicar como as sentenças
se combinam para formar parágrafos e textos completos ou “discursos”. A falha
dos que são denominados “lexicoestatísticos” estava em dar um enfoque rígido na
forma em detrimento do uso comunicativo da linguagem, além de não trabalhar com
material autêntico.
Década de 1970
2.3.1 Análise do discurso e da retórica: o livro English for Science and Technology: A Discourse Approach (1985), de Trimble, veio trazer um
resumo de seu trabalho iniciado em 1973, o qual trouxe a ideia de se relacionar
forma e uso da linguagem. Ele propõe trabalhar o texto em quatro níveis
retóricos para que um escritor consiga produzir um texto desejável.
No entanto, foi Widdowson que trouxe
uma nova perspectiva que engrandeceu o movimento na década de 1970. Ele
ratificou a primacia do uso da linguagem sobre a forma,
defendendo uma abordagem que se baseasse no aspecto comunicativo da linguagem.
Final da Década de 1970
2.3.3 Análise das Habilidades a serem aprendidas
O foco na análise das habilidades
resultou naturalmente da aplicação dos materiais baseados no modelo nocional-funcional”.
Começou-se a perceber a importância de se verificar qual habilidade o aluno
deveria desenvolver para poder cumprir sua atividade profissional ou acadêmica.
Um material que ilustra bem essa tendência é um curso de leitura intitulado Skills for Learning, publicado no fim da
década de 1970, que tem especial enfoque nas habilidades associadas à leitura,
tais como “conhecer as principais partes de um texto”, “familiarizar-se com
textos não-lineares”, “identificar pistas do contexto”, etc.
Transição: Final da Década de 1970 e Início da Década de 1980
Questionamentos e amadurecimento do ESP
2.3.4 Análise das Necessidades de Aprendizagem
Entre o final da década de 1970 e
o início da década de 1980, houve um amadurecimento do ESP. Começou-se a questionar a efetividade do ESP em relação aos cursos de Inglês Geral. Até então haviam poucos
estudos empíricos que avaliassem o sucesso dos cursos. Ademais, o modelo de Análise de
Necessidades proposto por Munby como resultado de sua tese de doutorado, em
1978, foi amplamente discutido.
Esses questionamentos indicaram o amadurecimento
do ESP como disciplina, levando
vários autores a produzirem, nesse período, diversos artigos indicando a
necessidade de se repensar alguns conceitos do ESP. Nesse momento, houve um consenso a respeito do que o ESP NÃO deveria ser:
1 - ESP não trata do ensino de variedades especializadas do Inglês...
2 – ESP não trata apenas de palavras científicas e gramática para
Cientistas, palavras de hotelaria e gramática para pessoal de Hotelaria e por
aí vai...
3 – ESP não é diferente de nenhuma outra forma de ensino de línguas no
que se refere a basear-se, em primeira instância, em princípios de efetividade
e eficiência na aprendizagem...
Como fruto desses
questionamentos, começou-se a perceber que o ESP se concentrava mais no produto (Target Situation Analysis) do
que nas habilidades de aprendizagem necessárias para os alunos conseguirem
atingir seus objetivos. Essas ideias se
desenvolveram até culminar na abordagem centrada na aprendizagem
(Learning-centred approach), que envolve pensar no processo de aprendizagem e na motivação do aluno em atingir o alvo pretendido.
2.4 - Autenticidade do material e autenticidade de propósito
Outra questão discutida foi sobre
a autenticidade
do material e autenticidade do propósito. No final da década
de 1980, observou-se que não só o texto deveria ser autêntico, mas também o
propósito da atividade deveria ser autêntico. Em outras palavras, as atividades que promoviam a interação
entre o leitor e o texto deveriam trabalhar as habilidades que seriam utilizadas
pelo aluno na situação real de uso.
2.5 – Tendência em Inglês para Fins Ocupacionais (EOP)
Nas décadas de 1960 e 1970, os
livros didáticos produzidos na área de EOP ensinavam modelos
de correspondências de negócios, de reclamação, de solicitações de
informação, etc. Nesse contexto, assumia-se que o aluno já tinha uma noção
geral das formas da língua. Os textos utilizados nesses materiais eram
genuínos.
Na década de 1980, houve uma
mudança de foco, agora nas funções relacionadas à comunicação oral, tais
como “saudações”, “fazendo apresentações”, “agendando reuniões”, “concordando e
discordando”, partindo da gramática para o funcional.
A partir daí, os materiais que
foram sendo produzidos tinham um embasamento gramatical, mas com variação no
trato com as habilidades, isto é, alguns trabalhavam as habilidades de leitura,
com uma boa quantidade de exercícios e simulados, enquanto outros trabalhavam as habilidades de escuta e fala. Muitos dos materiais não
consideravam os alunos que já tinham experiência profissional na área e então
começou-se a produzir livros didáticos explorando situações de comunicação na
área de negócios.
Percebe-se que essas mudanças de
foco na produção de material foram desencadeadas pela crescente importância da análise das necessidades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Ademais, essas crescentes necessidades em sua maioria resultaram dos avanços da tecnologia, tais como das telecomunicações, dos computadores, das redes, dos emails, das videoconferências, que demandam do aluno a habilidade de se comunicar-se com eficiência traspassando as barreiras culturais, requerendo uma sensível percepção da diversidade de valores e costumes ao redor do mundo.
2.6 ESP Hoje
- De acordo com os autores, não há um movimento dominante em ESP nos dias de hoje.
- Nesse ramo do ensino de línguas e de outras atividades humanas dos dias de hoje, há uma aceitação de diferentes abordagens e uma predisposição em combinar diferentes tipos de materiais e metodologias.
- Nesse ramo do ensino de línguas e de outras atividades humanas dos dias de hoje, há uma aceitação de diferentes abordagens e uma predisposição em combinar diferentes tipos de materiais e metodologias.
- Atualmente, pode-se afirmar que o ESP ocupa um espaço conquistado dentro da Linguística Aplicada, tendo suas próprias características.
- A análise textual, principalmente influenciada por Swales, em seu livro Genre Analysis (1990), ainda predomina no ESP. A análise de registro também voltou para a análise aspectos gramaticais de textos específicos.
- O ESP tem se associado a países do Oriente Médico e América Latina; seu desenvolvimento também se confundiu com o crescimento países do Sudeste da Ásia e da Costa do Pacífico. Essas áreas estão adquirindo importância nos estudos em ESP. O Leste da Europa também tem recebido atenção dos estudiosos de ESP.
2.7 - Resumo
Pode-se observar, nesse capítulo, que o ESP tem estado na vanguarda dos movimentos de ensino de línguas, movendo-se do gramatical, funcional e nocional para uma abordagem baseada em tarefas. Além disso, ao longo de sua evolução, pudemos perceber que o ESP estabelece-se cada vez mais interdisciplinar, configurando-se uma área de pesquisa em Linguística Aplicada.
- Elaborado por: Laís Alves Costa Monteiro
Referência:
DUDLEY-EVANS, T. & ST. JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge Press, 1998. p. 19-33. ( Chapter 2: A historical perspective on ESP)
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