Helen Basturkmen
As reflexões a seguir são referentes ao texto de Introdução do livro Developing Courses in English for Specific
Purposes, disponível no link: http://www.amazon.com/dp/0230227988/ref=rdr_ext_tmb.
Segundo a autora, o livro é um how
to do it type orientation, pois seu objetivo é mostrar a prática de alguns
profissionais que atuam na área de ESP e relaciona-la às literaturas por ela
selecionadas.
1) a descrição de ESP é feita com base na definição de autores que
contemplam a mesma temática de discussão, conforme segue:
- Nunan (2004) -"... subcomponent of language teaching with its own approaches to curriculum development, materials design, pedagogy, testing and research";
- Dudley-Evans and St John (1998) - "main concerns of ESP have always been, and remain, with needs analysis, text analysis, and preparing learners to communicate effectively in the tasks prescribed by the study or work situation";
- Home (1996) - "ESP is simply narrowing of this needs spectrum";
- Barnard e Zemach (2003) - "...ESP should not be regarded as discrete division of ELT, but simply an area (with blurred boundaries) whose courses are usually more focused in their aims and make use of a narrower range of topics".
2)
o tema áreas em ESP é abordado através
de exemplos de práticas de profissionais que atuam nas mais diversas áreas de
ESP, conforme quadro abaixo:
3) as demandas no ensino de
ESP são discutidas com base na necessidade de formação de professores em ESP
através de educação formal
(currículo). A autora critica os cursos de formação de professores como TESOL
que não diferenciam os objetivos de ELT e ESP. Para tanto, a autora algumas
diferenças, tais como:
- o ensino de ESP está mais focado em objetivos externos à sala de aula, ou seja, o uso da língua para fim específico - uma relação direta com o mundo real (Cook, 2002). Neste caso o objetivo mais instrumental do que linguístico;
- o professor de ESP precisa conhecer a necessidade do aluno em termos de aprendizagem da língua para decidir o que ensinar e como ensinar (Dudley-Evans and St John,1998). Neste caso, ele tem o que autora chama de demanda extra de trabalho;
- os cursos de ESP devem focar no domínio de conteúdo específico, que não faz parte necessariamente do repertório de um falante nativo (Tudor, 1997);
- o ensino de ELT está mais focado em objetivos internos à sala de aula, ou seja, relação do aluno com o idioma, desenvolvimento de habilidades de análise, memorização e demais objetivos sociais (Cook, 2002). Ao contrário do ESP, o objetivo é mais linguístico.
4) a efetividade do ESP é
discutida com base nas principais demandas do ESP: investigação
da necessidade de uso da língua e elaboração/preparação de curso e material. A
pergunta que guia esta discussão é: Há
evidências da efetividade do ESP em relação ao "esforço extra" que
deve ser feito para elaborar um curso nesta área?
A autora explica que há poucas evidências empíricas sobre o assunto,
todavia os argumentos teóricos que apresentam o ensino do ESP
como efetivo, pois alunos mais engajados em seus interesses e necessidades,
tendem a ter maiores níveis de motivação, consequentemente, tendem a apresentar
um resultado mais positivo.
BASTURKMEN, H. Developing Courses in English for Specific Purposes. Palgrave Macmillan, 2010.
Elaborado por:
F. Katherine Asega
Simone Telles Martins Ramos
Simone Telles Martins Ramos
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