Rosinda de Castro Guerra Ramos
1)
Retrospectiva do ensino-aprendizagem instrumental de inglês e seu
desenvolvimento na PUC-SP:
Na primeira
parte do texto, a professora Rosinda relata o início do Projeto Nacional de
Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras, sua trajetória e suas fases e
as adaptações pelas quais ele passou ao longo dos anos. Aborda a importância do
trabalho inovador na PUC-SP e como esta universidade passou a ser referência
para os estudos de Inglês Instrumental.
2)
Características e pecualiaridades do Projeto: a troca de experiências:
A professora
Rosinda relata como se deu seu primeiro contato com a abordagem
Instrumental e como se envolveu com o
Projeto ao lado da professora Celani e, ainda, como veio a adotar esta área
como profissional e pesquisadora. Menciona também como a troca de experiências
e idéias foi a característica maior do Projeto Nacional de Inglês Instrumental
em Universidades Brasileiras, uma vez que um de seus traços distintivos mais
marcante foi exatamente a abertura a novas idéias e opiniões entre diferentes
grupos, fato que fez com que o Projeto\Programa (nas palavras de Celani) pudesse
existir até hoje. As duas fases de execução do Projeto são apresentadas no
texto, oferecendo ao leitor a possibilidade de compreender todo o processo de
concepção, apropriação e difusão da abordagem instrumental no Brasil.
3) Término
oficial do Projeto: atividades de pesquisa e outros estudos
As portas
abertas com o Projeto Nacional de Inglês Instrumental em Universidades
Brasileiras não foram fechadas após seu término oficial na década de 90. Pelo
contrário, as pesquisadoras Rosinda e Celani deram novos rumos às atividades
desenvolvidas na área de Inglês Instrumental com o desenvolvimento de projetos
de pesquisa, implantação de cursos de extensão e prestação de serviços de
informação e assessoria às instituições participantes, ampliando também as
atividades desenvolvidas pelo CEPRIL (Centro de Pesquisas, Recursos e
Informação em Leitura).
4) Novas
roupagens para o Inglês instrumental: Buscando novos caminhos...
Nos meados
de 1990, com o aOdvento de novas visões
teóricas em ensino-aprendizagem de línguas e de linguagem, outra roupagem se
faz necessária para vestir a abordagem instrumental de línguas do novo milênio
que se anuncia. Segundo Rosinda, um dos primeiros sinais de mudança se
apresentou exatamente no curso de julho em que o nome da disciplina Metodologia
de Ensino de Inglês Instrumental passou a ser Buscando Novos Caminhos: Inglês
Instrumental . As mudanças foram se incorporando também nos cursos regulares do
programa LAEL, no qual pode-se perceber a incorporação das novas concepções
teóricas e metodológicas do ensino de línguas. Análises sobre gênero passaram a
ser desenvolvidas assim como as discussões sobre o ensino-aprendizagem das
outras habilidades comunicativas sob um enfoque instrumental. Houve também, a
partir desta época, uma modificação notória no ensino da compreensão escrita na
abordagem instrumental, que passou a introduzir o conceito de gêneros textuais
em seu conteúdo. A abertura de novas perspectivas de se trabalhar o ensino de
línguas no enfoque instrumental possibilitou a criação do grupo de pesquisas
GEALIN, liderado por Rosinda de Castro Guerra Ramos, grupo este que desenvolve
pesquisas para a abordagem instrumental também em ambientação digital.
5) Novas exigências, contextos diversos,
diferentes públicos...
A professora
Rosinda finaliza seu artigo apontando para as novas demandas do mercado, em que
o ensino de línguas deve se pautar pela adequação às novas tecnologias
atendendo às diversas ambientações possíveis (presencial, digital, híbrida) e
concebendo materiais que atendam à toda esta diversidade.
Elaborado por: Maria Stela Marques Ochiucci
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