sexta-feira, 1 de março de 2013

A Historia da Abordagem Instrumental na PUC-SP


Rosinda de Castro Guerra Ramos


1) Retrospectiva do ensino-aprendizagem instrumental de inglês e seu desenvolvimento na PUC-SP:

Na primeira parte do texto, a professora Rosinda relata o início do Projeto Nacional de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras, sua trajetória e suas fases e as adaptações pelas quais ele passou ao longo dos anos. Aborda a importância do trabalho inovador na PUC-SP e como esta universidade passou a ser referência para os estudos de Inglês Instrumental.




2) Características e pecualiaridades do Projeto: a troca de experiências:

A professora Rosinda relata como se deu seu primeiro contato com a abordagem Instrumental  e como se envolveu com o Projeto ao lado da professora Celani e, ainda, como veio a adotar esta área como profissional e pesquisadora. Menciona também como a troca de experiências e idéias foi a característica maior do Projeto Nacional de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras, uma vez que um de seus traços distintivos mais marcante foi exatamente a abertura a novas idéias e opiniões entre diferentes grupos, fato que fez com que o Projeto\Programa (nas palavras de Celani) pudesse existir até hoje. As duas fases de execução do Projeto são apresentadas no texto, oferecendo ao leitor a possibilidade de compreender todo o processo de concepção, apropriação e difusão da abordagem instrumental no Brasil.


3) Término oficial do Projeto: atividades de pesquisa e outros estudos

As portas abertas com o Projeto Nacional de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras não foram fechadas após seu término oficial na década de 90. Pelo contrário, as pesquisadoras Rosinda e Celani deram novos rumos às atividades desenvolvidas na área de Inglês Instrumental com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, implantação de cursos de extensão e prestação de serviços de informação e assessoria às instituições participantes, ampliando também as atividades desenvolvidas pelo CEPRIL (Centro de Pesquisas, Recursos e Informação em Leitura).


4) Novas roupagens para o Inglês instrumental: Buscando novos caminhos...

Nos meados de  1990, com o aOdvento de novas visões teóricas em ensino-aprendizagem de línguas e de linguagem, outra roupagem se faz necessária para vestir a abordagem instrumental de línguas do novo milênio que se anuncia. Segundo Rosinda, um dos primeiros sinais de mudança se apresentou exatamente no curso de julho em que o nome da disciplina Metodologia de Ensino de Inglês Instrumental passou a ser Buscando Novos Caminhos: Inglês Instrumental . As mudanças foram se incorporando também nos cursos regulares do programa LAEL, no qual pode-se perceber a incorporação das novas concepções teóricas e metodológicas do ensino de línguas. Análises sobre gênero passaram a ser desenvolvidas assim como as discussões sobre o ensino-aprendizagem das outras habilidades comunicativas sob um enfoque instrumental. Houve também, a partir desta época, uma modificação notória no ensino da compreensão escrita na abordagem instrumental, que passou a introduzir o conceito de gêneros textuais em seu conteúdo. A abertura de novas perspectivas de se trabalhar o ensino de línguas no enfoque instrumental possibilitou a criação do grupo de pesquisas GEALIN, liderado por Rosinda de Castro Guerra Ramos, grupo este que desenvolve pesquisas para a abordagem instrumental também em ambientação digital.


5) Novas exigências, contextos diversos, diferentes públicos...

A professora Rosinda finaliza seu artigo apontando para as novas demandas do mercado, em que o ensino de línguas deve se pautar pela adequação às novas tecnologias atendendo às diversas ambientações possíveis (presencial, digital, híbrida) e concebendo materiais que atendam à toda esta diversidade.

Elaborado por: Maria Stela Marques Ochiucci

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