terça-feira, 5 de março de 2013

A retrospective view of an ESP teacher education programme


Maria Antonieta Alba Celani


Em seu artigo Celani narra a trajetória do Projeto ESP (English for Specific Purposes) que aconteceu de 1980 a 1990. Após descrever a criação e andamento do Projeto que envolvia a formação de professores de ensino de Inglês para Fins Específicos, Celani nos fala um pouco sobre a teoria que embasou as atividades. 
O Projeto foi uma experiência de ação e reflexão por parte de todos os envolvidos, principalmente as professoras das escolas públicas. Essa reflexão deve sempre gerar alguma mudança, tanto nos professores como naqueles que estão em posição de orientar e dirimir dúvidas e questionamentos. 


Para Celani (2005), os professores que estão passando por mudanças estão correndo riscos e devem estar preparados para isso, pois devem assumir a responsabilidade de suas escolhas e decisões que afetarão o andamento das aulas. 
O ensino de ESP representa um desafio para os professores, pois os alunos já tem o conhecimento de seu campo de atuação, o qual pode ser totalmente desconhecido para os professores. Essa situação exige uma mudança na relação professor-aluno: o professor exerce o papel de mediador, do par mais competente, para tornar a língua estrangeira mais acessível ao aluno. Outro desafio mencionado é o preconceito generalizado de que o ensino de ESP é de certa forma menos nobre que o ensino de inglês geral ou literatura. 
A visão de Celani (2005) é de que a formação de professores agrega mais um papel à esses professores, o papel de pesquisadores de tudo que acontece em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem. 
Portanto, o Projeto tornou-se uma pesquisa ação, elaborada por professores, em atividades em grupo com a finalidade mor de possibilitar uma transformação tanto nos agentes envolvidos como no contexto no qual se encontravam.
No centro de todo o trabalho estava a ação e reflexão, tendo a experiência pessoal profissional de cada um como a base para troca de ideias, conhecimento e experiências com seus pares e especialistas. O importante é que os professores fossem capazes de se tornar agentes de seu próprio desenvolvimento.
Enfim, Celani (2005) salienta que a formação de professores reflexivos é uma jornada contínua que envolve o crescimento pessoal e deve ser vista como uma abordagem dinâmica.


CELANI, M.A. A. “A retrospective view of an ESP teacher education programme.” Celani, M.A. A., et al. ESP in Brazil - 25 years of evolution and reflection. São Paulo: PUCSP EDUC, 2005. 394-408.

Elaborado por:  Renata Simões

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